Teravit - Terapia Holistica

  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Default font size
  • reduzir tamanho do texto

Projeto: Longevidade e Saúde

Escrito por  Reis Andrade Ter, 24 de Janeiro de 2012 06:54
Avalie
(65 votos)

PROJETO I: LONGEVIDADE E SAÚDE. COM FUNDAMENTO NA ALIMENTAÇÃO CORRETA E NA BIOENERGIA

 

INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO

 

 

Prezado Usuário!

 

Apresento-lhe nestas páginas um esboço de todo o Projeto do meu trabalho. Este é o Projeto que eu apresento a: pessoas individuais, empresas, escolas, comunidades, associações, grupos organizados, igrejas, enfim qualquer pessoa ou organização que possa interessar-se por esse trabalho.

Minha intenção é mostrar que a realização deste projeto é possível, é benéfica, é favorável, é vantajosa, é prática e econômica.

Leia com atenção, veja que não é em nada fruto de imaginação fantasia ou presunção. É um projeto já executado em diversas ocasiões e lugares que tem uma fundamentação em obras de alcance científico. Espero que você chegando ao final esteja motivado e convencido. E eu fico, aqui, no aguardo de seu contato para tirar suas dúvidas ou atender o seu pedido.

Atenciosamente

 

Reis Andrade

 

 


PROJETO: LONGEVIDADE E SAÚDE COM FUNDAMENTO NA ALIMENTAÇÃO CORRETA E NA BIOENERGIA

 

 

TEMA

 

Alimentação: "Medicina" Eficaz e Barata.

 

 

TÍTULO

 

Promover a "autocura", comendo e bebendo incluindo o que mais gosta.

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

As pessoas da modernidade estão apresentando cada vez mais características de pessoas doentes, apesar dos avançados recursos da medicina.

Além disso, mesmo quando são colocados em práticas métodos e formas dietéticas e de educação e orientação alimentar, por exemplo, as pessoas não emagrecem o suficiente e, quando emagrecem nem sempre ganham saúde com esse emagrecimento. É possível que esses resultados negativos provenham de interpretações e práticas equivocadas da natureza e das propriedades dos alimentos.

Por isso este projeto, ora apresentado, tem a pretensão de levar as pessoas a um conhecimento, o mais pormenorizado possível, acerca da natureza e das propriedades de cada alimento ou remédio e ensinar as pessoas a fazer uso dos mesmos, mas exclusivamente dentro das propriedades, quantidades e qualidades adequadas para cada pessoa individualmente. Cabe ainda ressaltar que um mesmo alimento que contém tais e tais propriedades pode não ser indicado para duas pessoas que tenham necessidades idênticas que poderiam ser completadas e resolvidas por aquele alimento. Em outras palavras aquele alimento que contém uma propriedade positiva pode ser útil e bom para a pessoa A que tem X necessidades. Mas para a pessoa B que também possui as mesmas necessidades X aquele alimento pode não ser o mais indicado, bem como pode ser até mesmo desaconselhável.

O projeto, pois, pretende mostrar às pessoas, primeiramente em grupo e, depois, individualmente, o que são os alimentos, o que são as doenças, o que são os medicamentos, mas mais importante do que tudo isso, mostrar o que são e como são as pessoas, seus desesquilíbrios e suas consequências. Depois dessa fase, pretende-se realizar uma segunda fase onde a pessoa será ajudada a escolher e preparar o alimento certo em quantidade, em qualidade, em intensidade, e que serve exclusivamente para a sua pessoa e não tem aplicabilidade total para outra pessoa com os mesmos sintomas ou as mesmas necessidades.

O desenvolvimento do projeto, portanto, deverá ser realizado em duas fases: uma coletiva ou grupal (expositiva, oral) e outra individual (dirigida, por escrito). Ele não foca a sua atuação nas doenças e nas vantagens dos alimentos, mas nas pessoas doentes e na aplicabilidade individual de cada alimento ou recursos de equilíbrio a cada pessoa, individualmente.

 

 

OBJETIVOS GERAIS

 

 

- Transmitir às pessoas o valor, a importância ou vantagem e os perigos e desvantagens de alimentos;

- Mostrar formas alternativas de alimentação com aplicação individualizada e diferenciada para cada pessoa.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

- Fornecer às pessoas elementos teóricos e práticos para conhecimento dos principais grupos de alimentos necessários à saúde e ao bem viver de cada pessoa;

- Dar treinamento grupal e individual para as pessoas a fim de escolherem e prepararem o alimento necessário e correto para si mesmas, de forma individualizada;

- Oferecer condições para as pessoas compreenderem e exercitarem ações práticas que analisam as nocividades que envolvem as pessoas tanto do meio físico, como do social, do alimentar e de outros.

 

 

HIPÓTESES

 

É possível que as pessoas, em vez de se beneficiarem com a ingestão de alimentos e remédios, acabem se intoxicando mais e mais. Por isso é possível que, desenvolvendo plenamente as atividades propostas e orientadas por este projeto, possam atingir a saúde ideal e a estética corporal desejada.

 

 

DESTINATÁRIOS

 

 

Empresas, Prefeituras, Escolas Públicas, Escolas Particulares, Faculdades e Universidades, Bancos, Fazendas, Ministérios de Música, Ministérios da Palavra, Ministérios de Profecia, Rotary Club, Associação de Senhoras Rotarianas, Lions Club, Movimento Familiar Cristão, Movimento de Cursilhos da Cristandade, Renovação Carismática, Igrejas, organizações e Confissões Religiosas, Maçonaria, Grupos da Sociedade Organizada, Sindicatos, Associações de Bairros e de Classes, Clubes de Mães, Grupos de Jovens, Grupos da Terceira Idade, Hospitais e Prontos Socorros, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Profissionais da Saúde, Pessoas Individuais e qualquer tipo de agrupamentos organizados da sociedade em geral, Pessoas doentes, Pessoas obesas, Atletas, Academias, Pessoas em busca de Estética Corporal.

 

 

REFERENCIAL TEÓRICO

 

Hoje cada vez mais se forma a consciência de que não há somente doenças, o que há, e maiormente, são pessoas doentes: portanto um bom método de terapia ou aconselhamento e orientação deve se caracterizar pela convicção e metodologia de que se deve Curar não somente a doença mas, sobretudo, o doente. (BEM VINDOS AO MUNDO DA BIOSAÚDE, 2001, p.14).

Forma-se cada vez mais a convicção de que a verdade já proclamada por Hipócrates deve ser prioridade nas concepções de terapia e de alimentação na modernidade: “Teu alimento será a tua medicina. Tua medicina será o teu alimento”.

A água tem se mostrado como um dos principais nutrientes alimentares e sua função tem sido demonstrada não só como elemento de matar a sede, mas como substância alimentar (ACHARAN apud BRUNING, p.26-28 ).

Deve-se entender que não só alimentos ingeridos são necessários, mas também alimentos produzidos por energias externas ao organismo são necessários. Por exemplo, o sol, considerado por muitos como um vilão causador de doenças, é um poderoso alimento em favor do organismo humano (BARTH, 2002, p.62).

Assim como a luz solar e o ar que nos atingem são elementos necessários e considerados verdadeiros alimentos do nosso organismo, os exercícios físicos e fisiológicos, como por exemplo, a respiração (BARTH, 2002, p.6)

Parece ser de razoável consenso entre os pesquisadores de que até as mais rigorosas dietas podem não ter grande eficácia porque se baseiam em falsas concepções de necessidade do organismo como também de equivocadas conclusões acerca da quantidade e qualidade dos alimentos (SANCHEZ, 2004).

Por outro, também parece pacífico entre os estudiosos de que uma boa saúde e uma boa qualidade de vida não dependem só de alimentação e de medicação. Grande parte desse sucesso advém pela harmonia entre corpo e mente e, principalmente, através de um harmônico e equilibrado funcionamento da mente que, afinal, controla toda a produção de hormônios, de toxinas e de anticorpos necessários a um proveitoso funcionamento holístico da personalidade (TREVISAN, 1980, p.110).

E ainda mais, a civilização da pós modernidade vive uma situação de que é possível afirmar que na mesa moderna estão as maiores drogas e a maior causa de doenças e de morte: “A mesa mata mais do que a guerra” [...] “Os alimentos saborosos têm poder de matar mais que uma faca” (SUKLUM). E também: “Descobrindo a cozinha o homem descobriu o laboratório de sua própria morte” (Médica Austríaca).

Na verdade, o melhor remédio que se apresenta altamente significativo e proveitoso para o ser humano é o jejum (SANCHEZ, 2008, p.73). Mas como a civilização atual privilegia o prazer, o sabor, o cheiro, falar em jejum soa tão pesado, tão negativo, tão exigente que muito pouca gente quer saber de refletir sobre ele, e muito menos ainda, de assumi-lo como ideal e caminho de terapia, de alimentação e de saúde.

Conceitos recentes de terapia enfatizam que o repouso também é fonte de saúde e de alimento. Veja-se o caso do sono, por exemplo, além de elemento de repouso ele é também alimento como expressa a mentalidade francesa: Qui Dort, dîne” [Quem dorme, janta] (SAUDE!, 1998, p.89).

Há também aqueles inimigos que, mesmo não sendo considerados alimentos, estão diretamente ligados a eles por aproximação ou oposição. É o caso, por exemplo do alcoolismo e dos temperos (Roxo – Dr. Henrique – As Hortaliças na Medicina Natural, A. Balbach – D. Boarim, p.26).

Com Balbach; Boarim (p.29) é possível descrever as propriedades, as qualidades e a quantidade exata, correta e necessária para cada pessoa individualmente e que uma série de alimentos que são bons para uma pessoa não o são para uma outra, com características semelhantes e quase idênticas

 

 

 

 

METODOLOGIA

 

 

O projeto desenvolver-se-á da seguinte forma: haverá uma apresentação teórica por 8 horas seguidas e diretas ou por etapas. Entretanto, estas 8 horas serão complementadas por mais duas horas, posteriormente, em local e horário a combinar, para recepção e orientação do material relacionado ao encontro: Estudo de apostila, formação de cardápio personalizado e entrega de material. Por conseguinte a etapa de orientação e formação durará um período de duração de 10 horas. Há outras sugestões na ficha em anexo.

 

 

RECURSOS

 

 

O apresentador usará de recursos de multimídia, apostilas e conferências (palestras) para desenvolver o curso.

A instituição parceira será responsável por convite, local, recepção, etc.

 

CRONOGRAMA:

 

Uma manhã, ou uma tarde ou até mesmo uma noite para a apresentação.

Orientação individualizada via correio ou internet

 

Observação: Aproveito também para agradecer ao Professor Moisés José Bueno, Mestre pela Universidade Lateranense de Roma e PUC do Rio, que tem trabalhado a organização, a correção e o acompanhamento de toda a edição deste projeto e de todos os demais de minha autoria.

 

FICHA DE SOLICITAÇÃO

 

Curso: Técnicas de Capacitação para Administrar a Saúde e a Vida Fundamentadas na Alimentação Correta e na Bioenergia

 

(   ) MODALIDADE I - pessoa física.

 

(   ) MODALIDADE II - PESSOA JURÍDICA

 

- Duração:

. ( )8 horas ou a combinar (*)

- Etapas:.( ) Etapa única: ou .(   ) Etapas – .( ) Mesmo dia .( ) Dias diferentes

 

- Obs.: (*) - Não inclui horário posterior para a entrega do material solicitado.

- Realização:

. Dias: ..................... Mês: ................. Cidade:.....................................Ano: ........

. Local: ..................................................................................................................

 

Responsável

- Dados pessoais e endereço

. Nome: .................................................................................................................

. Rua: .................................................... N°. ......... Tel.: .......................................

 

INVESTIMENTO:

. A combinar


Assinatura d(   ) responsáve(       ): ________________

........................................ , ..... de ................... de ............

 

Acesse:

CURSO: TÉCNICAS DE CAPACITAÇÃO PARA ADMINSTRAR A SAÚDE E A VIDA COM FUNDAMENTO NA ALIMENTAÇÃO CORRETA E NA BIOENERGIA.

 

 

REFERÊNCIAS

 

ACHARAN, M. Lazaeta apud BRUNING, Jaime. Existem Doenças Incuráveis?: Bioenergia e Saúde. Editora Gráfica Expoente, 2003

 

BALBACH; BOARIM, - BRÜNING, Jaime. Existem Doenças Incuráveis?:

Bioenergia e Saúde. Editora Gráfica Expoente, 2003

 

BALBACH; BOARIM, p. 61-176 apud Gazeta do Povo,

 

BARTH, Renato Roque, Cura Natural, Cuiabá: BIOSAÚDE , 2002.,

 

BEM VINDOS AO MUNDO DA BIOSAÚDE. 3ª. Conferência Mundial ... Cuiabá Mt, 2001, [mimeo].

 

GAZETA DO POVO, Curitiba. A. Balbach-D.Boarim, p.29)

 

ISTO É, edição nº 1928, de 4/10/06, p. 84-85.

 

RIBEIRO, Diulina. Declaração de Responsabilidade.Salvador: [s.n], [mimeo], 2003.

 

Roxo, Henrique – As Hortaliças na Medicina Natural.

SANCHEZ, Mário, JEJUM CURATIVO, São Paulo: Madras, 2008, p.73

Saúde!, setembro 1998, p. 89, [mimeo].

 

SUKLUM apud BEM VINDOS AO MUNDO DA BIOSAÚDE. 3ª. Conferência Mundial, Cuiabá Mt, 2001.

 

 

Para maiores informações:

 

Treinador Alimentar: Reis Andrade

=> reis@teravit.com

=> contato@teravit.com

 

. Leia, também: PROJETO II.

Retornar:
. Págnina Inicial

PAINEL COM VISÃO GERAL DOS 23 LINKS

  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 

1. O que é Holismo?; 2. O que é Terapia Holística?; 3. A Profissão e a "Medicina" do Século XXI; 4. Quem Sou; 5. Palestra: A Saúde do Homem;6. Curso: Técnicas para Administração de Saúde; 7. Guia Alimentar; 8. Manual Alimentar; 9. Celular e Radiação; 10. Laptop, Temperatura e Radiação; 11. Elegância Holísica; 12. Obesidade e "auto cura"; 13. Refeição Elegante; 14. Método para Correção de Hábito Alimentar 15. Contato; 16. Projetos I e II; 17. Fascículo Saúde do Homem; 18. Tratamento Personalizado; 19. Galeria de Pensamentos.  20. Anamnése; 21. Ficha de Solicitação de Curso;  22. Ecossistemas e Biodiversidade; 23. O Curriculum do Criador.
 


Última modificação em Qua, 25 de Abril de 2018 19:14
Reis Andrade

Reis Andrade

CRT 45520 - SINTE - SOCIEDADE INTERNACIONAL DE TERAPIA
(Terapeuta Holístico credenciado na Sociedade Internacional de Terapia)
Reconhecido pelo Ministério do Trabalho

Como Terapeuta Holístico faço um trabalho de orientação nutricional, porém, no sentido HOLÍSTICO: a comida, a bebida, o pensamento, o ambiente, o convívio, etc.

Reis Andrade ministra cursos e presta aconselhamentos sobre Terapia Holística e Alimentoterapia.

E-mail: reis@teravit.com

Acesse também: http://reisdeandrade.terapiaholistica.net

Website: www.teravit.com
blog comments powered by Disqus
Você está em: Projeto: Longevidade e Saúde