Teravit - Terapia Holistica

  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Default font size
  • reduzir tamanho do texto

Ovo/ovo eis a Questão

Escrito por  Reis Andrade Seg, 25 de Novembro de 2019 10:48
Avalie
(0 votos)

 

DIFERENÇA ENTRE

OVO ORGÂNICO, OVO DE QUINTAL, OVO DE GRANJAOVO CAIPIRA E OVO ECOLÓGICO. 



Com o consumo estratosférico de OVOS surgem, 
em sua nomenclatura, novas marcas que mais confundem os consumidores
do que os beneficiam. Será que aqui, também, tem muita gente comendo GATO por LEBRE?

 

“OVOS ORGÂNICOS”

As principais características do ovo orgânico são a alimentação orgânica das aves (todos os seus alimentos são produzidos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos) e o respeito ao comportamento natural e bem-estar da ave (são proibidos procedimentos como a debicagem e o confinamento em gaiolas). Também é vedado o uso de promotores de crescimento e antibióticos na ração. Para aprovação do selo orgânico, o produtor deve apresentar certificado emitido por uma entidade certificadora terceirizada que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura. 

Obs: Porque vivem e botam à base de ração, seus ovos não são considerados pilar de saúde...


*

OVOS DE QUINTAL (Mas, que quintal?)

Foram as dificuldades de criar galinhas caipiras, que levaram a fechá-las em um reduzido espaço “natural”. Este espaço varia de criador para criador. Às vezes pode não ter um espaço ideal para ciscarem. A alimentação, também, pode não corresponder ao milho e outros alimentos orgânicos. Pode ser o mesmo OVO CAIPIRA ou pode aproximar satisfatoriamente.

Vantagens à vista: Há pessoas que gostam de dizer que come ovo de quintal, para dar a impressão de estar comendo um produto mais limpo e bem fora de algo tradicional... É o mesmo caso de carimã/puba – carimã pouco ou nada tem a ver com o acentuado gosto da mandioca recentemente fermentada (puba) .

[...] ditado popular que dizia: - Tenha cuidado com as pessoas, ninguém vem com estrela na testa. [...].

> Também digo eu: O verdadeiro OVO não nasce com estrela na casca. Se nascer, vão falsificar a estrela e a coisa vai continuar favorecendo o esperto. Daí outro Ditado Popular: ( “Triste do sabidose não fossem os tolos.”).

> Manhãzinha caminhando na praia. Passei por uma “senhora madame” com uma sacolinha colorida cheia de “bibigão”! Foi muito constrangedor...! Porém, ao passar, por mim, se disfarçou, largamente, e me disse a sorrir: Higiene Mental... Catei mariscos! (marisco é raro e caro. Berbigão, apesar de ser da famíla dos mariscos,  é possível encontrar milhares esparramados ao longo da praia pisoteados em cima ou misturados na areia  – É o popular mija-mija/... porque para conseguir comê-los é preciso colocá-los dentro d'água: Cada cuspida/jorrada que dá joga fora um pouco de areia... senão... haja dentuça!).

Concluindo.
Há muita gente comendo:

. Angu por polenta.
. Folha de inhame por taioba.
. Carimã por puba.
. Doce do caule do jaracatiá ou do caule do mamão por doce de coco.
. Pé-de-moleque de soja, por pé-de-moleque de amendoim.
.  Berbigão (Bibigão) por marisco.
. Ovo de quintal por ovo caipira.
. Picolé de aguacaxi por picolé de abacaxi.
. Suco de aguacaxi por suco de abacaxi.
, Pucolé de agroselha por picolé de groselha.

. E tem gente bebendo água por ÁGUA... (pode ser, ainda, pior...).

Mas, para quem optou por comer por comer/prazer a diferença é, simplesmente, não ter. Então... Passe "bem"!

>>> Existe, sim, estrela no ovo. Está muito visível: A estrutura do ovo caipira é bem diferente da estrutura do ovo orgânico ou do ovo de granja. A casca do ovo caipira é dura, firme, bem resistente. Puro cálcio. Enquanto que a casca dos demais ovos são frágeis. Alguns especialistas chegam a dizer que é mais plástico do que cálcio.

 

*

OVOS DE GRANJA 

Ovos de “granja” não são ovos de galinhas criadas soltas na granja como parece. Esse tipo de ovo é produzido num esquema de produção industrial, em que as galinhas ficam confinadas e comem sem parar, sem sequer se mexer dentro da gaiola e tendo como único objetivo colocar ovos. E muitos ovos!

Essas galinhas têm seus bicos cortados (debicagem) para aumentar a produtividade, basicamente. Com essa prática, evita-se, por exemplo, que a ave escolha a ração (que dó!!) e desperdice alimento; que os ovos sejam bicados e portanto perdidos e que haja canibalismo entre elas. Tudo isso se resume em garantia de produtividade, como eu falei.

Desse tipo de criação, é que vêm os ovos enriquecidos, vitaminados e light (que inclusive são variedades questionadas por muitos nutricionistas). Eles são resultado de uma alimentação diferenciada das aves e nada têm a ver com o bem-estar das bichinhas. https://socorronacozinha.com.br/diferenca-ovo-caipira-organico-granja/

 

*

OVOS CAIPIRA

De acordo com a legislação, estes ovos devem ser produzidos por galinhas criadas em sistemas extensivos (sem gaiolas), que podem ciscar e “pastar” pelo terreiro, com ninhos em locais cobertos para a postura dos ovos. A alimentação é feita de ingredientes exclusivamente de origem vegetal, sendo proibido o uso de remédios para o crescimento, antibióticos e pigmentos na ração. Também podem ser rotulados como “Ovos de Capoeira”, “Ovos Colonial” ou “Ovos Tipo Colonial”. Existem ainda os “Ovos Caipira Label Rouge” – produzidos a partir de uma linhagem de galinhas caipira importada da França, a Label Rouge. Infelizmente, este tipo de produção nem sempre é certificada por um órgão terceirizado.

 

ovo caipira tem seis vezes mais betacaroteno que o ovo comum. O betacaroteno é usado para proteger o ovo de ataque de germes [...] p. ex., a salmonela. 60% dele se transforma em vitamina A.

Ovo caipira possui três vezes mais vitamina A, que constrói canais de comunicação entre as células, [...], gliais, babás dos neurônios, para retirar poluentes e adicionar nutrientes, melhorando a razão glia/neurônio, chave da longevidade cerebral, humor e memória. Estas conexões de células também têm nos epitélios células que revestem os “tubos”, [...] o digestivo, o respiratório, cercam as células tumorais e as matam.

COMPOSIÇÃO: Vitaminas do complexo A, B, D, E, K e dos carotenóides, luteína e zeaxantina. Minerais: Ferro, fósforo, selênio, zinco e venádio, nutrientes responsáveis por combater envelhecimento celular e elevar a imunidade reduzindo aparecimento de diversas patologias.

A gema [...] fonte de lecitina, [...] faz parte da parede celular, e colina importante componente do cérebro e da memória que devem ser recomendados para crianças, gestantes e idosos. Leucina [...] ingredientes do suplemento nutricional BCAA.

 

O segredo do ovo caipira.

Cada centímetro de terra que a galinha cisca tem 100 milhões de microorganismos para ingerir... U. Soviética há solos ricos em nutrientes que possuem um bilhão de microorganismos por centímetro cúbico de terra [...]. Dr. Juarez... http://www.drjuarezcallegaro.com.br/?p=artigos/artigo&artigo=31

 

*

Ovos brancos e ovos vermelhos (marrons) 

cor da casca do ovo tem relação apenas com a genética da raça da galinha que o botou.
Basicamente, galinhas de penas brancas botam ovos brancos e galinhas de penas vermelhas botam ovos vermelhos (marrons, na verdade). Até aqui não há nenhuma diferença entre os valores nutricionais dos ovos.

*

Leia mais: OVOS ECOLÓGICOS.

 

***

*Atenção
"Terminada" a OVOSFOBIA inaugura-se
um novo ADVENTO (resgate) DO OVO.
 Será que muitas pessoas estão fazendo do ovo uma alimentção,
realmente saudável? Isto porque: "Todo" produto mesmo o de grande valor
nutritivo, tem vantagem e, também, suas desvantagens conforme a maneira como é consumido.
  Quem come morto, come cadáver. O OVO, por exemplo, é um produto muito nutritivo. Exatamente por
isto é que se torna um produto muito perigoso. É preciso se informar da técnica de como comer ovos e ter saúde...

OS URUBUS; Encontra-se grupos que não se aproximam de cadáver. Permanecem distantes do seu alimento
aguardando a hora certa. Quando o alimento chega ao ponto de ser consumido, permanecem,
 ainda, distantes até que o URUBU REI entra, na roda, e inicia o banquete. Depois de se alimentar
devidamente, retira-se e, aí então todos avançam repetindo a mesma ação. Por que os seres
humanos adquiriram o hábito de fabricar cadáveres para comer? Nenhum bicho
chamado de IRRACIONAL consome cadáver. Isto porque no
cadáver, não há mais ENERGIA VITAL mas,
CONSUMO de ENERGIA...

Ora pois...
Fico a me perguntar...
Será que a MÃE NATUREZA
ensinou este segrredo somente para a população
dos IRRACIONAIS e "não" para a população dos INTELIGENTES e "SÁBIOS" HUMANOS?
"DESCOBRINDO A COZINHA, O HOMEM DESCOBRIU O LABORATÓRIO DE SUA PRÓPRIA MORTE (M. Austríaca)"
Última modificação em Seg, 09 de Dezembro de 2019 12:02
Reis Andrade

Reis Andrade

CRT 45520 - SINTE - SOCIEDADE INTERNACIONAL DE TERAPIA
(Terapeuta Holístico credenciado na Sociedade Internacional de Terapia)
Reconhecido pelo Ministério do Trabalho

Como Terapeuta Holístico faço um trabalho de orientação nutricional, porém, no sentido HOLÍSTICO: a comida, a bebida, o pensamento, o ambiente, o convívio, etc.

Reis Andrade ministra cursos e presta aconselhamentos sobre Terapia Holística e Alimentoterapia.

E-mail: reis@teravit.com

Acesse também: http://reisdeandrade.terapiaholistica.net

Website: www.teravit.com
blog comments powered by Disqus
Você está em: Galeria de Curiosidades Ovo/ovo eis a Questão